A tinta NANQUIM é um material muito usado para a escrita, o desenho e a pintura.

Foto: http://www.nanjing.gov.cn/

Foi inventada a mais de 2 mil anos pelos chineses, na região da cidade chamada Nanjing (www.nanjing.gov.cn), capital da província de Jiangsu. O nome significa Capital do Sul (Nan=Sul, Jing=Capital). A cidade já que foi por diversas vezes capital da China: do século III ao VI, de 1368 a 1421 e de 1928 a 1937. Atualmente a capital é Pequim (Capital do Norte).

Foto Tevatron – Nanjing Museum: http://commons.wikimedia.org/wiki/User:Tevatron

As tintas artesanais e as industriais possuem componentes básicos como os pigmentos ou corantes que dão cor as tintas, e os aglutinantes que dão liga aos pigmentos. Elas possuem um solvente que ajudam a diluir seu composto de acordo com sua composição. Temos então tintas a base de água, óleo ou álcool, isto quer dizer, que elas se diluim com água, óleo ou álcool. O nanquim tem como solvente a água.

Por muitos anos, a tinta nanquim foi obtido a partir da tinta preta liberada pelos moluscos marinhos da família dos octópodes (polvo e lula). Hoje as tintas são fabricadas a partir de uma mistura entre cânfora, gelatina e um pó escuro conhecido como pó-de-sapato (fuligem ou negro-de-fumo) muito usado na pigmentação de graxa para sapatos, pneus, artefatos leves de borracha, tintas para impressão, entre outros.

É uma das variedades mais puras de carvão.

O nanquim tem como característica ser opaca, dando uma boa cobertura para os desenhos. Adicionando água, consegue-se tonalidades de cinza. Tem secagem rápida.

Usadas inicialmente com pincéis de madeira ou bambu, hoje são encontrada facilmente nas lojas especializadas sobre várias formas:

* Nanquim sólido – usado principalmente em desenhos artísticos.

* Nanquim líquido – usado com pincéis, bico-de-pena ou canetas recarregáveis. São encontrado em pote de diversos tamanhos.

Canetas:
* Bico-de-pena – com base em madeira, sua ponta são feita de metal de diferentes tamanhos e formatos. É na pena que é armazenado uma pequena quantidade de tinta para realizar o trabalho. Ao se aplicar diferentes pressões pode-se obter diferentes expessuras de linhas com uma mesma ferramenta.

* Caneta Técnica – Vem com um compartimento de tinta, que pode ser facilmente recarregável. Muito usada para desenhos de engenharia e arquitetura. A largura de seu traço varia de acordo com a sua
numeração. Perdeu sua força com o uso de programas de desenho técnico para computador, como o Autocad.

* Caneta Descatável – Vem com um filtro e não pode ser recarregada. É vendida com numeração variada, sendo a 0,1 a mais fina, e a mendida que a numeração cresce, aumenta a espessura do traço, chegando até a 0,8.

* Outros materias também são usados para se desenhar com a tinta nanquim, como pincéis e bambus.

Marcas:
Eu uso canetas descartáveis Uni Pin Fine Line, da Mitsubishi Pencil.
http://www.uniball.com
O representante no Brasil é http://uniball.sertic.com.br
A marca é encontrada nas lojas de material de desenho e algumas papelarias.

Utilizo os potes de tinta:
– Acrilex: http://www.acrilex.com.br
– Trident: http://trident.com.br

Os pincéis são da marca Tigre. Tipo: Pêlo de Orelha de boi e Marta
http://www.pinceistigre.com.br

Anúncios